Coxa abre portas na América do Norte.

O Coritiba firmou um acordo de cooperação com o Austin Aztex, dos Estados Unidos que deve render bons frutos para os dois clubes. O processo tem como um dos objetivos principais promover um intercâmbio entre os clubes, com a ida de de atletas e profissionais às emergentes e potenciais ligas norte americanas e a vinda de atletas do país estrangeiro para Curitiba.

A primeira novidade consequente do acordo entre os dois clubes serão as idas do volante Guaraci e do lateral esquerdo Timbó para o Austin Aztex. A expectativa da parceria é que, já nesta temporada, aconteçam visitas técnicas de profissionais do Coritiba à sede do clube norte-americano.

Nesta sexta-feira (09), o goleiro principal do Austin Aztex, Devin Perales, chegou em Curitiba para realizar uma pré-temporada no Brasil. Além do goleiro, o gerente geral do clube do Texas, Roberto Pinto, também estará na capital paranaense visitando a estrutura coxa-branca, fortalecendo ainda mais a parceria.

Ele explica que a parceria tende a ser positiva para os dois clubes. “O mercado americano de futebol está crescendo cada vez mais e é um mercado interessante e importante. É interessante para o Coritiba manter esse tipo de relacionamento. O Austin vai ajudar bastante o Coritiba neste processo de conhecer um pouco mais deste mercado”, disse. “Para o Austin ter qualquer tipo de relacionamento com um clube centenário e da grandeza do Coritiba é positivo só por isso. Nós temos como nos ajudar em vários setores”, destacou Roberto.

Para o treinador da equipe norte americana, Paul Dalglish, a chave de parceirias como esta são as pessoas envolvidas e a troca de experiência. “Durante nossa visita ao Coritiba, o acolhimento e hospitalidade que a equipe do Coritiba nos mostrou que, com certeza, eles são o time ideal para fazermos uma parceria. Estamos esperando uma parceria muito frutífera”, apontou.

Opinião compartilhada por Rene Van de Zande. “Estamos muito animados e honrados de começar esta cooperação com o Coritiba, um clube com uma longa e rica história de tradição no futebol”, disse o CEO do Austin Aztex. “É um clube que tem uma excelente reputação na questão de scout, de desenvolver e criar jovens talentos, algo que como profissionais podemos aprender com eles”, ponderou.

Durante o mês de fevereiro, o diretor técnico do Coritiba, Mario André Mazzuco acompanhará in loco um torneio preparatório que acontecerá nos Estados Unidos, envolvendo o Austin Aztex e três equipes da Major League Soccer (MLS): Columbus Crew, DC United e FC Dallas.

“Para o Coritiba, esta parceria se mostrou interessante não somente pela troca de experiência entre os clubes, mas sim pela a imersão do Coritiba em um mercado emergente que é o mercado de futebol nos Estados Unidos”, destacou Mazzuco.

A visita de Mazzuco aos Estados Unidos será o primeiro contato formal com os dirigentes do clube norte americano, no Texas. No entanto, as primeiras conversas, informais, entre os clubes aconteceram durante a participação do Coritiba na última Dallas Cup, disputada no mês de abril.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>